Rover Perseverance conquista a superfície de Marte, num pouso autônomo na Cratera Jezero
Após uma jornada de 471 milhões de quilômetros, várias manobras de entrada na atmosfera, abertura de pára-quedas e a tão falada "manobra Sky-Crane", o rover Perseverance finalmente conseguiu pousar em segurança na Cratera Jezero - uma bacia de 45 km onde, acreditam os cientistas, havia um antigo lago marciano há cerca de 3 bilhões de anos!
E claro, pudemos acompanhar tudo ao vivo! E em seguida, logo que a transmissão ao vivo finalizou, tivemos acesso às primeiras imagens feitas segundos após a chegada do rover na superfície do Planeta Vermelho.
Primeira imagem de Marte feita pelo rover Perseverance.
Créditos: NASA
Segunda imagem de Marte feita pelo rover Perseverance.
Créditos: NASA
Agora, mais dados e telemetria serão analisados para que em breve, tenhamos quem sabe, a resposta ou ao menos indícios para a maior questão da humanidade: será que a vida pode prosperar / existir em outros mundos além da Terra?
E como se não bastasse o pouso do rover Perseverance, que poderá percorrer cerca de 200 metros por dia, ainda teremos em breve a 1ª tentativa de voo em outro mundo - o drone Ingenuity da NASA (que chegou em Marte junto com Perseverance) deverá ser o primeira máquina a realizar um voo controlado em outro mundo!
Ilustração artística do drone Ingenuity (se tudo der certo, será o primeiro drone
a realizar um sobrevoo em outro planeta) com o rover Perseverance ao fundo.
Créditos: NASA
Sim, são muitas novidades! Isso sem contar com a missão Al-Amal, dos Emirados Árabes Unidos, e a Tianwen-1, dos chineses, que chegaram em Marte há poucos dias.
Em breve traremos mais notícias e informações atualizadas. Fiquem ligados!
Imagens: (capa-NASA) / NASA / Mars2020 / Perseverance / divulgação
18/02/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.