Na terça 15 de dezembro, moradores de várias cidades do interior paulista viram o bólido que iluminou a noite
Várias cidades como Nhandeara e Indiaporã, e até mesmo algumas regiões do Estado do Paraná foram surpreendidos por uma bola de fogo brilhante iluminando o céu na noite do dia 15 de dezembro de 2020 por volta das 21h40.
O rastro luminoso foi criado por um meteoro do tipo "Fireball" ou "Bola de Fogo", e acabou sendo capturado por diversas câmeras de várias cidades.
De acordo com análises preliminares, o bólido se deslocava a uma velocidade de 34,4 mil km/h, e a uma altitude de 60,8 km na região da divisa de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Depois, o objeto seguiu sua trajetória na direção leste por cerca de mais 11 segundos, até desaparecer na a sudoeste da cidade de Votuporanga.
Muitas outras câmeras poderiam ter capturado esse meteoro, mas devido ao mau tempo, foi impossível registrar a bola de fogo da maior parte da região sudeste.
Calcula-se que o meteoro alcançou o valor de -9,5 na escala de magnitude. Na prática, isso significa que a rocha foi cerca de 100 vezes mais brilhante que Vênus.
Além dos registros das diversas câmeras, o astrônomo amador André Casagrande ainda conseguiu um feito extraordinário e raro: uma foto desse meteoro!
Meteoro brilhante registrado por André Casagrande, na cidade de Primeiro de Maio, no norte do Paraná.
Créditos: André Casagrande
Sim, isso é muito difícil pois meteoros são fenômenos muito rápidos, e só conseguimos fotografá-los quando já estamos tirando fotos e damos sorte do meteoro passar bem no momento certo quando clicamos o céu.
E foi esse o caso de do André: Ele disse que bem no momento em que fotografava o céu em uma cidade no norte do Paraná, a bola de fogo simplesmente surgiu bem na frente de sua lente!
Imagens: (capa-André Casagrande) / André Casagrande / divulgação
17/12/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.