Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Buracos de Minhoca enfim descobertos? 'Bolhas Fantasmas' intrigam cientistas

$
0
0
buraco de minhoca encontrado

Seriam essas bolhas os famosos "Buracos de Minhoca"?...

Em Setembro de 2019 começaram a ser estudas algumas formações bem estranhas, que não se encaixavam com nada que conhecíamos até então.


Eram como "bolhas fantasmas" de emissões de rádio que ficavam no Espaço parecidas com círculos de fumaça. Ninguém nunca tinha visto esse tipo de coisa até então.

Os cientistas chamaram esse fenômeno de 'ORCs' (Odd Radio Circles - Estranhos Círculos de Rádio), e depois disso foram descobertas outras bolhas desse tipo, uma mais esquisita do que a outra.


"No início suspeitamos que seria apenas um artefato de imagem, talvez gerado por erro de software. Mas logo descobrimos que eles eram reais, usando outros radiotelescópios. Nós ainda não temos ideia de quão grandes eles são ou o quão distantes eles estão. Eles poderiam ser objetos na nossa Galáxia, talvez há alguns anos-luz de distância, ou podem estar muito longe no Universo, cerca de milhões de anos-luz", disse Ray Norris, um dos envolvidos nos primeiros estudos.  

Claro que muitos cientistas do mundo todo correram pra tentar descobrir o que eram essas "Bolhas Fantasmas", e parece que eles encontraram algumas pistas, embora o mistério esteja longe do fim. 

bolha fantasma ORC1
Bolha Fantasma ORC1 em tons verdes/azuis.
No centro há uma galáxia, e os astrônomos não sabem se ela faz parte do objeto ou se é apenas uma coincidência.
Créditos: Bärbel Koribalski / Dark Energy Survey

"Quando olhamos imagens feitas com telescópios óticos da região dessas ORCs, não vemos nada. Os anéis de transmissões de rádio são provavelmente causados por nuvens de elétrons, mas por que não vemos nada em comprimentos de luz visível? Nós não sabemos, mas ter um quebra-cabeças desse é o sonho de todo astrônomo." 

Segundo os cientistas, pelo menos nós sabemos o que essas "Bolhas Fantasmas" NÃO SÃO:
  • Não são remanescentes de Supernovas. Não existem muitas delas e as que existem estão muito distantes de qualquer estrela
  • Não são emissões de rádio de fundo de estrelas em formação, já que não há sinais de galáxias que pudessem hospedá-las
  • Não são aglomerados de emissões de rádio-galáxias causadas por Buracos Negros, pois essas ORCs são muito circulares, ao contrário do que vemos em rádio-galáxias
  • Não são os "Anéis de Einstein", nos quais ondas de rádio de galáxias distantes são dobradas pelas forças gravitacionais até formarem um círculo. Essas "Bolhas" são muito simétricas e não existem aglomerados em seu interior

Diante desse enorme mistério alguns cientistas sugeriram que essas ORCs poderiam ser "Gargantas" de Buracos de Minhoca no Espaço-Tempo. Mas claro que ainda não existe nenhuma comprovação disso.


"É um momento empolgante pra nós. Muito da pesquisa astronômica é sobre refinar conhecimento sobre o Universo, ou testar teorias. Raramente nós temos a chance de encontrar um novo tipo de objeto que nunca ninguém viu antes e tentarmos descobrir o que ele é."


Imagens: (capa-Dark Energy Survey) / Bärbel Koribalski / Dark Energy Survey / divulgação
16/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835