Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Amazônia é fotografada da Estação Espacial Internacional - é assustador!

$
0
0
amazonia vista da estaçao espacial internacional
E os incêndios na floresta amazônica não param. Situação é extremamente preocupante


Desde o início do mês de agosto, os incêndios na Amazônia superaram as piores expectativas. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve um aumento de 84% nas queimadas se comparado ao ano de 2018.


Se considerarmos os últimos 20 anos, as queimadas "ainda" estão dentro da média, porém se levarmos em conta a dimensão da floresta amazônica de 15 anos atrás, quando ela era muito maior do que hoje, percebemos que os focos de incêndio, apesar de estarem na média, representam uma proporção muito maior.

Se considerarmos ainda, a facilidade de monitoramento que a tecnologia tem nos proporcionado atualmente, vemos que há uma grande defasagem e uma deficiência ainda maior na fiscalização.




No dia 25 de agosto, o satélite estadunidense de monitoramento, LANDSAT 8, registrou uma imagem que mostra uma área próxima da fronteira entre Bolívia, Paraguai e Brasil, onde os incêndios são claramente visíveis.

amazonia vista do espaço - landsat 8
Imagem feita pelo satélite Landsat 8 em 25 de agosto de 2019.
Créditos: Landsat 8

O astronauta italiano, Luca Parmitano, a pedido de seus seguidores, registrou imagens nessa quinta-feria (29 de agosto) da Estação Espacial Internacional. As queimadas na Amazônia estão tão significativas que mesmo do espaço é possível ver o estrago causado pelo ser-humano.






É realmente chocante. Vários portais e meios de comunicação internacionais destacaram essa notícia com a seguinte chamada: "Devastação da Terra".




Ainda assim, grande parte da sociedade tem tido uma conscientização sobre a preservação de biomas e assim, de todo o planeta. A Terra pede socorro. Que isso sirva de lição, para que possamos rever a forma como tratamos o nosso planeta, afinal de contas, ele é o único planeta onde a vida (como conhecemos) pode existir.



Imagens: (capa-Luca Parmitano/divulgação) / Landsat 8 / Luca Parmitano / divulgação
30/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847