Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Descobertos 3 planetas com chance de vida num sistema estelar próximo

$
0
0
planetas na zona habitavel de GJ1061
Com ajuda do ESO, pesquisadores encontram planetas promissores para a vida ao redor da estrela GJ1061


Uma equipe de pesquisadores de vários países europeus e um do Chile encontrou evidências de três exoplanetas possivelmente habitáveis​​circulando a estrela GJ1061. A descoberta foi aceita para publicação na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.



O sistema estelar mais próximo da Terra é Proxima Centauri, que está a cerca de 4.2 anos-luz de distância. A princípio, acreditava-se que os planetas de Proxima Centauri poderiam ser altamente habitáveis, mas posteriormente foi descoberto que devido a volatilidade de sua estrela, este sistema provavelmente não abriga planetas habitáveis.


Agora, os pesquisadores se debruçaram para estudar o sistema estelar GJ1061, que é o 20º sistema mais próximo, a cerca de 17,5 anos-luz de distância. Sua estrela é classificada como uma anã de baixa massa, e com pouca volatilidade, o que sugere que seus planetas sejam habitáveis.




Com os dados do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, os pesquisadores utilizaram o método de velocidade radial para detectar a presença de planetas. Essa técnica envolve observar pequenas oscilações na órbita de uma estrela para detectar a gravidade de possíveis planetas que a puxa.

exoplaneta - ilustração artística

Com isso, os pesquisadores encontraram evidências de três planetas. Um quarto planeta não foi confirmado, já que poderia ser apenas influência de uma outra estrela e não de um planeta propriamente dito. Os 3 planetas de GJ1061 foram considerados um pouco maiores que a Terra, e todos orbitam a estrela numa grande proximidade, sendo que cada um leva apenas poucos dias para completar uma volta em torno dela.




Mas um planeta em particular chamou a atenção dos pesquisadores. Eles descobriram que GJ1061 d leva apenas 13 dias para completar um volta em torno de sua estrela, o que o coloca na Zona de Goldilocks (ou Zona Habitável). Novas pesquisas devem nos trazer mais informações sobre o planeta e qual é sua real possibilidade de habitabilidade.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação
26/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835