Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Depois de hoje, Marte só chegará tão próximo da Terra em 2287

$
0
0
Marte em máxima aproximação com a Terra
A nossa geração nunca mais verá Marte tão brilhante assim...


Hoje, 31 de julho de 2018, Marte fez sua maior aproximação com a Terra dos últimos 15 anos! Isso significa que nos próximos dias, o Planeta vermelho vai estar tão brilhante como jamais veremos novamente. Isso mesmo: as futuras gerações poderão ter a chance de ver Marte tão brilhante no céu noturno, mas para para nós, essa é a última vez que ele se aproxima tanto. A próxima? Só daqui a quase 300 anos!



O horário exato da máxima aproximação com a Terra (perigeu) foi às 07:50 pelo horário internacional.  Esse foi o momento em que Marte chegou em seu ponto mais próximo com a Terra (com relação à sua órbita).

Durante sua máxima aproximação de 2018, Marte chegou a apenas 57,6 milhões de quilômetros da Terra. Em agosto de 2003, Marte chegou a 55.6 milhões de quilômetros. Agora, o Planeta Vermelho não chegará tão próximo da Terra até 2287. Mas não precisa se desesperar: Marte continuará sendo visto a olho nu no decorrer dos próximos anos, porém, seu brilho não será tão intenso.

MÁXIMA APROXIMAÇÃO DE MARTE EM 2018
Máxima aproximação de Marte em 2018.
Olhe para a direção leste por volta das 18h30 do seu horário local, e veja Marte nascendo no horizonte.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Observar Marte tem sido a coisa mais fácil: basta olhar para o céu noturno e procurar pela estrela amarelada com maior brilho. Essa estrela na verdade é o planeta Marte. Por ter passado pela oposição, Marte nasce ao leste após o entardecer, e se põe à oeste antes do Sol nascer ao leste. Ele percorre todo o céu noturno, e à meia-noite do seu horário local, Marte se encontra próximo ao zênite (o ponto mais alto do céu, acima da sua cabeça).




Você também pode utilizar um aplicativo de reconhecimento do céu noturno, assim você só precisa apontar para o céu para saber quais são as estrelas e os objetos observáveis.

Durante sua máxima aproximação com a Terra, Marte está brilhando com magnitude -2,55 - isso significa que ele está mais brilhante do que Júpiter, porém mais tênue do que Vênus. Quanto menor é o grau de magnitude, maior é o brilho do objeto. Na verdade, Marte continuará mais brilhante do que Júpiter até o início de setembro.

Além de Marte, existem outros planetas que podem ser vistos no céu noturno a olho nu. Essa época está sendo fantástica para observá-los. Se você tem à disposição um par de binóculos, ou telescópio, aproveite essa aproximação gigantesca do Planeta Vermelho para observá-lo em detalhes.

Uma tempestade de areia global havia tomado conta de Marte, e isso estava atrapalhando muito sua observação,. Mas agora, essa tempestade está perdendo força, portanto os astrônomos estimam que em breve, dentro de algumas semanas, já será possível observar os detalhes da superfície de Marte mesmo com telescópios amadores.




Aproveitem essa época imperdível. Como foi dito no início da matéria, nos próximos anos ainda poderemos ver Marte a olho nu, mas nessa vida não teremos outra aproximação igual a essa, com esse brilho magnífico.


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
31/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835