Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Está acontecendo a maior explosão do Universo desde o Big Bang

$
0
0
a maior explosão do Universo desde o big bang
10/11/15 - Apesar de ser assustadoramente poderosa, a explosão é hipnótica!



Encoberto por rosa e azul fluorescente, o aglomerado de galáxias mostrado na imagem principal é o epicentro da explosão mais poderosa do Universo desde o Big Bang.

Essa grande explosão já está ativa por pelo menos 100 milhões de anos, e ainda está acontecendo, liberando mais energia do que centenas de milhões de explosões de raios gama. É algo realmente assustador, e difícil de mensurar.




A explosão é criada pelo maior buraco negro conhecido no Universo: um monstro com poder gravitacional extremo, com mais de 10 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Para criar uma explosão tão poderosa, os astrônomos calculam que esse gigante consumiu uma massa de aproximadamente 600 milhões de sóis.

a maior explosão do Universo desde o big bang
Imagem combinada do aglomerado de galáxias MS 0735.6+7421 com dados em raio-X, rádio e luz visível.
Podemos ver a erupção contínua da maior explosão do Universo após o Big Bang.
Créditos: Chandra / VLA / ESO / NASA / University of Waterloo

Para criar a imagem, os astrônomos combinaram dados em raio-X, ondas de rádio e imagens feitas na luz visível. Os dados em raio-X (em azul) foram detectados pelo Observatório Chandra, da NASA, e indicam o gás quente que compõe a maior parte da massa desse enorme aglomerado de galáxias.




Já as regiões em rosa, detectadas pelo Observatório Very Large Array, no Chile, são grandes cavidades com mais de 600.000 anos-luz de diâmetro, arrancadas por poderosos jatos supersônicos da galáxia gigantesca. Já os dados registrados através da luz visível foram feitos pelo Telescópio Espacial Hubble.

Estas cavidades foram criadas após o deslocamento de uma quantidade enorme de massa, de aproximadamente 1 trilhão de sóis, e foram preenchidas por eletrons magnetizados de alta energia, que emitem ondas de rádio.




A maior parte das galáxias nessa imagem, se não todas, abrigam buracos negros supermassivos em seus centros. Os astrônomos ainda estão tentando determinar o que se forma primeiro, se são as galáxias ou seus buracos negros centrais.

O aglomerado de galáxias MS 0.735,6+7421 está localizado a 2,6 bilhões de anos-luz de distância, na constelação Camelopardalis, mais conhecida como constelação da Girafa.



Fonte: ABC / DSpace
Imagens: (capa-imagem composta) / Chandra / VLA / ESO / NASA / University of Waterloo

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847