Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Tempestade de areia em Marte se torna global, e atinge também a sonda Curiosity

$
0
0
tempestade de poeira global em Marte
O Planeta Vermelho está completamente envolto por uma tempestade de poeira - sobrou até pro rover Curiosity


Agora é oficial: a tempestade de areia em Marte se tornou um evento global, e até mesmo a sonda Curiosity está enfrentando os efeitos da gigantesca nuvem de poeira.



No início desse mês, uma tempestade de areia começou a ganhar dimensões continentais no Planeta Vermelho, e após alguns dias, a sonda Opportunity já estava mergulhada em meio a nuvem de poeira. Por depender da energia solar para recarregar suas baterias, ela foi desligada automaticamente em modo de segurança. Até aí, o rover Curiosity estava são e salvo.




Agora, até mesmo a sonda Curiosity, que é operada através de energia nuclear, está em meio a tempestade de areia. De acordo com a NASA, a sonda reportou um aumento drástico na opacidade do ar, definindo um novo recorde para a atual tempestade de areia.

Rover Curiosity tira selfie durante tempestade de poeira em Marte - NASA
Rover Curiosity tira selfie durante tempestade de poeira em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS / Sean Doran

O rover Opportunity ainda não emitiu sinais, ou seja, permanece desligado em modo de segurança, a fim de poupar bateria. A boa notícia é que uma análise recente mostrou que os componentes eletrônicos estão suficientemente aquecidos para se mantê-lo "vivo".

Essa tempestade de poeiraé comparável em escala a uma tempestade similar observada pelo Viking I em 1977, mas não tão grande quanto a tempestade de 2007 que inclusive, o rover Opportunity resistiu. Ela também é diferente das tempestades massivas observadas por Mariner 9 (1971-1972) e Mars Global Surveyor (2001).




Essas tempestades globais em Marte obscureceram totalmente a superfície do planeta, exceto os picos dos vulcões mais altos. A atual tempestade de areia é mais difusa e irregular, e ninguém sabe como ela se desenvolverá. Até agora, os pesquisadores não notaram nenhum sinal de melhora...


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / MSSS / Sean Doran
21/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847