Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

AO VIVO: Chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2017 (finalizado)

$
0
0
chuva de meteoros delta aquaridas austrais
Chegou a chuva de meteoros Delta Aquaridas! Você sabe tudo sobre ela e como observá-la?





A chuva de meteoros Delta Aquaridas (Delta Aquarídeas ou Delta Aquarídeos) acontece todos os anos, sempre entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, mas é na madrugada entre os dias 28 e 29 de julho que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros podem ser observados.

Nessa sexta-feira, reserve um tempo para observar o céu noturno. Fique atento em nossas dicas e se prepare para presenciar um belíssimo evento cósmico que acontece todos os anos, sempre na mesma data.



E mesmo que o céu estiver nublado em sua cidade, teremos aqui uma transmissão ao vivo para que você não perca esse belíssimo evento cósmico! A transmissão ao vivo estará disponível aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Delta Aquaridas Austrais 2017 (finalizado)

A transmissão ao vivo da chuva Delta Aquaridas Austrais ocorreu com sucesso nessa sexta-feira, 28 de julho, e teve duração de 4 horas!

Você perder a transmissão ao vivo?
Curta nossa página no Facebook
para não perder as próximas!


A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman, Carl Cox, e de convidados especiais. E você, gostaria de operar um telescópio via internet? Conheça o site oficial do Observatório Slooh.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais a olho nu?

Se o tempo permitir, você poderá ter o privilégio de ver os meteoros da chuva Delta Aquaridas. Não é necessário qualquer equipamento, como binóculos ou telescópios, já que os meteoros são muito rápidos e riscam uma grande parte do céu em questão de poucos segundos. O melhor é visto a olho nu, simplesmente olhando para o céu...

Dê preferência para locais longe de cidades grandes e de qualquer iluminação forte que pode ofuscar o brilho tênue dos meteoros (postes de luz, por exemplo). Quanto mais escuro for o céu, mais meteoros você verá.




Essa chuva de meteoros é melhor observável no hemisfério sul, por isso o nome "Austrais". E como o próprio nome diz, a "Delta Aquarídeas Austrais" tem seu radiante (local onde os meteoros parecem se originar) localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela Delta Aquarii.

Radiante da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais
Radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Repare que próximo da constelação de Aquário vemos uma estrela de brilho intenso, chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer a constelação de Aquário, servirá como guia para encontrarmos o local exato do radiante. Mesmo assim, fique atento em outras direções, pois os meteoros podem (e irão) riscar qualquer outra região do céu, mas sempre vindo da direção da constelação de Aquário.




A partir das 20h00 do seu horário local, já é possível avistar a constelação de Aquário conforme ela começa a subir no horizonte leste, porém, o melhor horário para observar essa chuva de meteoros é quando a constelação de Aquário estiver próxima ao zênite (ponto mais alto do céu) e começar a rumar para os lados do oeste, o que acontecerá por volta das 03h00 da madrugada.

Mesmo sendo considerada uma chuva de meteoros de intensidade fraca, a Delta Aquaridas é diferente de todas as outras, pois produz meteoros lentos que deixam longos riscos no céu: uma maravilha à parte!




A taxa estimada de meteoros da chuva Delta Aquaridas fica entre 15 e 20 meteoros por hora, durante seu pico.


Origem misteriosa

A causa da chuva de meteoros Delta Aquáridas ainda é um grande mistério. Alguns astrônomos e especialistas suspeitam que eles se originam de detritos do cometa periódico 96P/Macholtz, descoberto em 1986. O curioso é que existem relatos dessa chuva de meteoros desde 1870.

No dia 28 de julho, a Lua estará quase chegando na fase crescente, portanto o céu estará completamente escuro após a meia-noite, que para a alergia de todos, é justamente o melhor horário para observar a chuva.




E não se esqueçam que agora, na primeira quinzena de agosto ocorre uma das maiores chuvas de meteoros do ano - a Perseidas. Então fiquem atentos e comecem a praticar a observação dos meteoros, uma atividade que requer dedicação e que recompensa os mais pacientes. Reserve um tempo para contemplar o céu noturno. Você com certeza não vai se arrepender!

Desejamos bons céus e boas observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
28/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847