Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Ejeção de Massa Coronal pode colidir com o campo magnético da Terra no dia 08 de novembro

$
0
0
Ejeção de Massa Coronal pode atingir a Terra no dia 08 de novembro
07/11/16 - Um grande filamento se desprendeu do Sol nesse fim de semana, e pode atingir nosso campo magnético na terça-feira







Nas primeiras horas desse sábado, dia 05 de novembro, um filamento de magnetismo no hemisfério norte do Sol se tornou instável e acabou sendo lançado para o espaço. A erupção gerou uma Ejeção de Massa Coronal, criando um efeito parecido com um "canhão de fogo", como mostra o vídeo registrado pelo Observatório PROBA2, da Agência Espacial Europeia (ESA):


O enorme filamento se desprende por conta de distúrbios e instabilidades do campo magnético do Sol, e neste caso, seu tamanho de ponta a ponta ultrapassa os 200.000 km, o que o torna diversas vezes maior do que o nosso planeta.

Fragmentos da erupção desencadearam ainda uma Ejeção de Massa Coronal, lançando material solar altamente energizado a mais de 1,5 milhões de km por hora, como mostra o vídeo registrado pela sonda SOHO:


Especialistas em previsão do clima espacial analisaram a trajetória da EMC, e concluíram que ela provavelmente irá atingir a Terra nessa terça-feira, dia 08 de novembro.




O impacto dessa EMC com o campo magnético da Terra poderá desencadear uma tempestade geomagnética de fraca intensidade (classe G1), ou seja, não são esperados efeitos maiores ou interferências consideráveis.

Mas a notícia boa é sempre para aqueles que moram próximo dos polos, já que os céus ganham um efeito magnífico com as belíssimas auroras polares! Se esse for o seu caso, não perca tempo e enfrente o frio nos próximos dias, pois um espetáculo da natureza está prestes a colorir os céus.




E não se esqueçam! No dia 14 de novembro teremos a maior Super Lua em cem anos, sendo a maior do século até agora! Fiquem ligados em nosso site e nas redes sociais, pois iremos acompanhar tudo em tempo real, e claro, com transmissão ao vivo, pois assim, se o tempo ficar nublado em sua cidade, você ainda terá a chance de acompanhar o raro fenômeno.


Imagens: (capa-SDO/NASA) / PROBA2 / ESA / NASA / SOHO
07/11/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847