Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionidas 2016

$
0
0
Orionidas 2016 - ao vivo
20/10/16 - Na noite de 21 e 22 de outubro acontece o pico da chuva de meteoros Orionidas 2016



O Observatório Slooh tem o site Galeria do Meteorito como seu parceiro oficial no Brasil, e por conta disso, teremos a oportunidade de acompanhar mais uma transmissão ao vivo, feita diretamente de seu moderno observatório localizado nas Ilhas Canárias. E claro, você poderá assistir tudo aqui em nosso site, uma cortesia do Observatório Slooh.

Dessa vez, veremos a chuva de meteoros Orionidas 2016. Sim, essa é uma das chuvas de meteoros provenientes do cometa Halley, que deixou uma esteira de detritos durante sua passagem nas cercanias da Terra. Quando esses detritos encontram a atmosfera de nosso planeta, eles queimam rapidamente criando o brilho que chamamos de meteoros (popularmente conhecido como "estrela cadente").

Portanto, todos os anos, sempre na mesma época (entre os dias 15 e 19 de outubro), a Terra passa por essa esteira de poeira, e acontece a chuva de meteoros Orionidas. Mas é nos dias 21 e 22 de outubro que ocorre o pico dessa chuva, ou seja, o máximo de sua atividade, quando podemos ver a maior quantidade de meteoros riscando o céu.




A chuva de meteoros Orionidas tem esse nome porque o radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) fica na constelação de Orion, perfeitamente visível em todo o hemisfério sul. E se o tempo não ajudar, não perca tempo e junte-se a nós para assistir ao vivo esse belíssimo fenômeno!


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Orionidas 2016

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2016 terá início na noite dessa quinta-feira, dia 20 de outubro, às 22h00 pelo horário de Brasília (00:00 UTC do dia 21), e estará disponível logo abaixo:

Curta nossa página no Facebook
e fique por dentro de tudo!



ao vivo -orionidas 2016

A cobertura ao vivo terá narração (em inglês) do astrônomo Paul Cox e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Como observar a chuva de meteoros Orionidas a olho nu?

Antes de mais nada, é importante dizer que para se observar uma chuva de meteoros não se utiliza qualquer equipamento. Como eles surgem rapidamente e duram poucos segundos no céu, o melhor é visto a olho nu.




Se o tempo permitir (e as nuvens não atrapalharem), olhe na direção leste do céu por volta das 23h00 do seu horário local. Lá estará a constelação de Orion, onde essa chuva se origina. Dentro dessa constelação estão as estrelas popularmente conhecidas como "As 3 Marias".

radiante da chuva de meteoros Orionidas 2016
Imagem mostra o radiante da chuva de meteoros Orionidas, na constelação de Orion.
Repare nas estrelas conhecidas como "As 3 Marias".
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

O melhor horário para observar essa chuva é após a meia-noite. O alvo vermelho da imagem acima nos mostra o radiante. Isso não significa que os meteoros surgirão apenas dessa região do céu, mas sim que, se traçarmos o caminho inverso percorrido pelo meteoro, encontraremos sempre essa constelação. Por conta disso, eles podem (e irão) surgir em outros pontos do céu.

Para observar a chuva Orionidas, procure um local longe da poluição luminosa, pois as luzes artificiais das cidades ofuscam nossa visão, já que os meteoros têm brilho bastante tênue.




Os meteoros provenientes do cometa 1P/Halley são conhecidos por serem muito rápidos, e riscam o céu a velocidade superiores de outros meteoros, atingindo cerca de 66 quilômetros por segundo! A chuva de meteoros Orionidas vai até o dia 29 de outubro, mas conforme os dias se passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser vista.

Desejamos uma excelente observação e bons céus a todos!




Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
20/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847