Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Tudo sobre o Eclipse Lunar de 23 de março de 2016

$
0
0
eclipse lunar - março de 2016
22/03/16 - O Eclipse Lunar será Penumbral, e poderá ser observado de uma grande parte do globo, inclusive do Brasil!



No dia 23 de março de 2016 teremos um Eclipse Lunar Penumbral, com duração total de 4 horas e 15 minutos. E se você está com a pulga atrás da orelha em relação a esse evento astronômico, essa matéria vai ajudá-lo(a) a compreender melhor como ele funciona, como poderá ser visto, e o melhor: de onde poderá ser observado. Então vamos lá!


Qual a diferença de um Eclipse Lunar Total e um Eclipse Lunar Penumbral?

Os eclipses penumbrais são muito diferentes dos eclipses totais, como mostra na imagem abaixo:

eclipse lunar - como acontece
Créditos: Wikimedia Commons

Os eclipses lunares acontecem quando temos um alinhamento quase perfeito entre o Sol, a Terra e a Lua. Por conta desse alinhamento, a Lua passa pela sombra projetada pela Terra. Como podemos ver na imagem acima, existem duas sombras que são projetadas por um corpo celeste: a umbra e a penumbra. Quando a Lua é ocultada pela sombra principal e mais escura (a umbra) o eclipse é total; quando ela é ocultada pela sombra lateral e menos escura (a penumbra) o eclipse é penumbral.




Durante o ápice do Eclipse Lunar Penumbral do dia 23 de março de 2016, apenas 77% do disco lunar será encoberto pela penumbra projetada pela Terra. Isso não significa que 77% da Lua ficará escura, ou vermelha, afinal esse não é um eclipse total, mas sim que a maior parte dela ganhará um tom diferente, e terá uma variação em seu brilho.


Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Penumbral

Estamos verificando com nossos parceiros a possibilidade de realizar uma observação ao vivo e disponibilizar a transmissão aqui em nosso site. Traremos mais informações a qualquer momento. [confira nossa lista de eventos, e participe de todos]

Eclipse Lunar Penumbral de 2013 - ESO
Eclipse Lunar Penumbral de 2013. Créditos: ESO


De onde o Eclipse Lunar Penumbral poderá ser visto?

O Eclipse Lunar Penumbral desse dia 23 de março poderá ser visto a partir de toda a América do Norte, parte da América do Sul (incluindo parte do Brasil) e Ásia. Os únicos continentes que não conseguirão ver nada desse eclipse serão a Europa e a África. As regiões que terão uma visão satisfatória do eclipse serão: oeste da América do Norte, Leste da Ásia e Oceania.

Visibilidade do Eclipse Lunar Penumbral de março de 2016
Visibilidade do Eclipse Lunar Penumbral de 23 de março de 2016.
Créditos: NASA / Wikimedia Commons


Em quais regiões do Brasil o Eclipse de 23 de março poderá ser visto? Em qual horário?

Apenas uma pequena parte do Brasil poderá ver esse eclipse, e ainda assim, será um pouco antes do amanhecer, o que dificultará imensamente a nossa observação.

Vejamos uma tabela com os dados dos locais onde o eclipse penumbral será visível parcialmente, e o horário local do evento:

Cidade - EstadoDataInício do EclipseÁpice do EclipseFim do Eclipse
Rio Branco - Acre (UTC -5)23/MAR/201604:3906:4708:55
Manaus - Amazonas (UTC -4)23/MAR/201605:3907:4709:55
Cuiabá - Mato Grosso (UTC -4)23/MAR/201605:3907:4709:55
Porto Velho - Rondônia (UTC -4)23/MAR/201605:3907:4709:55
Boa Vista - Roraima (UTC -4)23/MAR/201605:3907:4709:55

Como podemos ver na tabela acima, apenas o início do eclipse poderá ser visto em algumas partes do Brasil, quando a Lua estará se pondo a oeste, bem próxima do horizonte, o que dificulta nossa visão. O ápice do eclipse lunar penumbral ocorrerá às 08:47 da manhã pelo horário de Brasília, portanto a Lua já estará escondida em todo o Brasil.




Pra quem está na Índia, a situação é bem parecida, mas ao contrário do Brasil, que poderá ver apenas o início do eclipse, na Índia veremos apenas o fim do eclipse, quando a Lua estiver nascendo a leste, já que o ápice ocorre às 17:17 pelo horário de Delhi.



Fonte: Wikipedia / Ver Calendário
Imagens: (capa-  ) / Wikimedia Commons / ESO / NASA


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835