Evento raro é observado nas últimas horas pelo astrônomo amador austríaco Michael Jager
Observadores de todo o mundo estão de olho no cometa C/2022 E3 (ZTF) - a grande bola da vez, e a grande promessa para o início de 2023. No entanto, fomos todos surpreendidos por um evento incomum, observado nas últimas horas pelo astrofotógrafo e astrônomo amador austríaco Michael Jager.
O registro feito no dia 17 de janeiro de 2023 mostra uma parte da cauda do cometa sendo quebrada pelo Sol.
Cometa C/2022 E3 registrado em 17 de janeiro de 2023 por Michael Jager.
Créditos: Michael Jager / divulgação
Sim! O Sol com suas recentes Ejeções de Massa Coronal acaba por quebrar a cauda do cometa ZTF, causando a chamada desconexão de cauda.
O fenômeno é raro, mas já foi observado outras vezes. O Cometa Leonard (C/2021 A1) já teve sua cauda quebrada por uma forte Ejeção de Massa Coronal e o Cometa Encke (2P/Encke) em abril de 2007 teve sua cauda completamente decepada, como mostram registros feitos pelo observatório STEREO A da NASA.
No próximo dia 02 de fevereiro o cometa C/2022 E3 fará sua máxima aproximação com a Terra, e com isso, seu brilho deve aumentar significativamente, o que deve torná-lo visível sem o auxílio de telescópios ou binóculos.
Em breve teremos transmissão ao vivo mostrando o cometa C/2022 E3 (ZTF) em tempo real a partir de telescópios, diretamente de São Paulo. Não percam!
Imagens: (capa-Michael Jager) / Michael Jager / divulgação
18/01/2023
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.