A nave DART lançada em 2021 está chegando perto de sua colisão tão esperada
Pela primeira vez a missão DART enviou sua primeira imagem mostrando o asteroide Dimorphos - seu alvo que será impactado propositalmente no dia 26 de setembro. Essa é a primeira missão da história onde tentaremos na prática desviar um asteroide de sua trajetória.
Não. O asteroide Didymos não vai colidir com a Terra, mas a escolha de impactar com ele não é à toa. Por ser um sistema binário, onde temos um asteroide maior (Didymos com 780 metros) e um menor (Dimorphos, com 170 metros), poderemos mensurar com precisão o quanto conseguimos desviar o asteroide menor de sua trajetória em torno do asteroide maior.
Primeira imagem do asteroide Didymos feiat em 27 de julho de 2022 pela sonda DART.
Créditos: NASA / DART
A imagem é um mosaico composto por 240 capturas feitas em 27 de julho, mas só agora a NASA divulgou.
Telescópios terrestres também podem registrar o asteroide Didymos e seu companheiro Dimorphos, porém o registro feito pelo instrumento DRACO de navegação ótica é importante para confirmar o perfeito funcionamento de guiagem da sonda. A imagem foi feita quando DART estava a 30 milhões de km de seu alvo, o asteroide Dimorphos. Identificar o alvo é importante também porque reajustes de navegação podem ser feitos, se necessário, afinal, estamos falando de uma trajetória autônoma da sonda DART.
A missão DART foi lançada em 2021 e trata-se da primeira tentativa prática para desviar sutilmente um asteroide de sua trajetória original.
A colisão está programada para acontecer em 26 de setembro de 2022 às 20h14 pelo horário de Brasília (23:14 UTC). Estaremos ao vivo em nosso canal para acompanhar esse momento histórico em tempo real!
Imagens: (capa-DART) / NASA / DART / divulgação
08/09/2022
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.