Pela primeira vez temos uma imagem nítida feita pelo Telescópio Espacial James Webb, e que poderia até mesmo ser usada para estudo
A NASA anunciou ontem, 16 de março de 2022, que alcançou, agora, um marco crítico com o telescópio espacial James Webb. Eles concluíram as etapas de alinhamento do espelho e estão felizes em informar que "o desempenho ótico do James Webb será capaz de atender ou até mesmo exceder os objetivos científicos para os quais o observatório foi construído".
Com isso em mente, a NASA comemorou lançando hoje uma foto (sim, uma foto!) feita pelo James Webb que mostra uma estrela com picos de difração brilhantes e inúmeras galáxias de fundo! É simplesmente magnífico!
Por outro lado, James Webb ainda não está pronto para operações científicas, o que ainda deve levar alguns meses. No entanto, os cientistas estão entusiasmados com seu desempenho até agora e empolgados com o que descobrirão em breve.
Primeira imagem nítida e com objetos visíveis feita pelo Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: NASA / divulgação
O processo de alinhamento, que envolveu o ajuste fino das posições e inclinações dos 18 segmentos com precisão em escala nanométrica, já foi concluído, disseram autoridades. A missão do Telescópio Espacial James Webb, de US$ 10 bilhões é a mais complexa e mais cara para um observatório já lançado, e já está produzindo imagens de tirar o fôlego dos cientistas.
Primeira foto do James Webb
Com essa imagem, percebemos que o telescópio James Webb completou o crítico estágio de alinhamento. Mais especificamente, isso significa que a câmera primária de Webb, a Near-Infrared Camera (NIRCAM), está totalmente alinhada aos seus espelhos.
Ritva Keski-Kuha da NASA Goddard disse: "Alinhamos totalmente e focamos o telescópio em uma estrela, e o desempenho está superando as especificações. Estamos entusiasmados com o que isso significa para a ciência.
Agora, a equipe ainda precisa alinhar outros três instrumentos óticos do telescópio e espera concluir tudo isso até o início de maio. Em seguida, eles trabalharão na preparação de instrumentos científicos. As imagens de alta resolução devem, então, chegar até o nosso inverno do hemisfério sul.
Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
17/03/2022
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.