O asteroide intitulado 2021 YK deve passar mais próximo do que a Lua, mas não sabemos exatamente onde
Alguns dias depois do Natal, uma rocha espacial de aproximadamente 12 metros foi descoberta. Intitulado 2021 YK, esse asteroide foi observado poucas vezes e portanto, os cientistas não sabem ao certo qual será sua trajetória para os próximos dias.
O que se sabe, até o momento, é o fato de que sua máxima aproximação com o nosso planeta deve acontecer no dia 02 de Janeiro de 2022, quando a rocha espacial poderá passar a cerca de 198.000 km do nosso planeta - o equivalente a metade da distância da Lua.
Máxima Aproximação do Asteroide 2021 YK com a Terra em 02 de janeiro de 2022.
Créditos: NASA / JPL / SBDB
Mas por se tratar de uma órbita altamente incerta, o asteroide 2021 YK pode tanto passar mais longe da Terra ou bem mais próximo do que o previsto.
Viajando a uma velocidade de 7km/s (quilômetros por segundo), o asteroide 2021 YK, por conta de seu tamanho de 12 metros, não representa uma ameaça a nível global nem mesmo continental, mas caso venha a colidir com o nosso planeta, pode assustar muita gente se essa colisão ocorrer em uma região populosa.
Vale lembrar que o asteroide de Chelyabinsk, que explodiu na atmosfera sobre a Rússia em Fevereiro de 2013, tinha cerca de 20 metros, e deixou mais de 1.500 pessoas feridas. Por sorte, nenhuma vítima fatal.
Vamos seguir acompanhando a trajetória desse novo asteroide, que ao que tudo indica, não deve atingir o nosso planeta no dia 2 de janeiro de 2022.
Ele não é o único
Um outro asteroide intitulado 2021 AP1, descoberto em janeiro de 2021, também fará sua máxima aproximação com a Terra em 7 de janeiro de 2022. Também existe uma pequena chance de colisão com o nosso planeta.
Sua órbita também é altamente incerta, mas por conta de seu tamanho - 5 metros de diâmetro - não oferece risco mesmo que venha a colidir. No entanto, a colisão desse asteroide com a Terra também é bastante improvável.
Imagens: (capa-ilustração) / NASA / JPL / SBDB / divulgação
31/12/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.