Duas fotos, sendo uma colorida e outra em preto e branco mostram o rover chinês Zhurong na superfície marciana
A China divulgou as primeiras fotos tiradas por seu rover Zhurong, que pousou em Marte na noite de sexta-feira (14 de maio) como parte da missão Tianwen-1.
A Agência Espacial da China (CNSA), que comanda a missão, divulgou duas fotos de Marte tiradas pelo rover: uma em cores e outra em preto e branco. Ambas as imagens mostram partes do rover e seu módulo de pouso em um cenário de Utopia Planitia, a extensa planície norte que Zhurong irá explorar durante sua missão.
Primeira foto colorida liberada pela Agência Espacial da China mostra Zhurong na superfície de Marte pela primeira vez.
Créditos: CNSA
A imagem colorida mostra uma visão da parte traseira do Zhurong de uma câmera de navegação acima do convés principal do rover. Painéis solares são visíveis, assim como algumas rochas superficiais.
Foto em preto e branco liberada pela China mostra o rover Zhurong na superfície de Marte.
Créditos: CNSA
A imagem em preto e brancoé de uma câmera de prevenção de obstáculos, que fica na dianteira do rover. Essa câmera tem uma lente grande angular que também revelou uma visão do horizonte de Marte à distância, bem como a esteira por onde o rover irá descer e dois instrumentos de radar.
Além das fotos da superfície marciana, a CNSA também divulgou dois vídeos curtos do orbitador e da cápsula de pouso do rover Zhurong se separando durante a manobra de descida do dia 14 de maio. Ambos os vídeos vêm de câmeras no orbitador e mostram a cápsula se afastando.
O pouso bem-sucedido da China em Marte tornou o país a segunda nação a realizar um pouso suave em Marte e colocar um rover de exploração, juntando-se aos Estados Unidos. A chegada de Zhurong eleva a contagem do rovers ativos em Marte para três: Curiosity, Perseverance (dos EUA) e agora Zhurong da China.
O pouso ocorre como parte da missão Tianwen-1 da China, que também foi o primeiro orbitador marciano bem sucedido.
O rover Zhurong de seis rodas e 240 quilogramas carrega seis instrumentos que o rover usará para estudar geologia e clima na região de Utopia Planitia. O rover deve operar por pelo menos três meses.
O próximo marco de Zhurong está previsto para ocorrer na sexta-feira ou no sábado (21 ou 22 de maio), quando o rover descerá pela esteira vista na imagem em preto e branco a fim de iniciar sua exploração na superfície de Marte.
Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
19/05/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.