Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Pela 1ª vez Robô Perseverance produziu Oxigênio em Marte

$
0
0
oxigênio em marte pela primeira vez

Rover da NASA converteu gás carbônico da atmosfera do Planeta Vermelho em moléculas de oxigênio!

Em meio a grandes conquistas, como os 2 primeiros voos da história já feitos em solo marciano com o helicóptero Ingenuity, o robô Perseverance ainda teve tempo de realizar mais um feito surpreendente: extrair oxigênio de Marte pela primeira vez!


Isso aconteceu ainda na terça-feira (20 de abril de 2021), segundo anunciou a NASA. Para cumprir a missão, o rover utilizou um instrumento chamado Moxie (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment - Experimento de utilização de recursos locais de oxigênio).

A experiência pretendia extrair esse gás tão importante pra maioria da vida na Terra a partir do dióxido de carbono que compreende 96% da atmosfera marciana. E a missão foi um sucesso!

O instrumento utilizado pelo Perseverance nessa experiência usou o calor (cerca de 800 graus Celsius) para "romper" as moléculas de dióxido de carbono. A partir dessa reação, o resultado foi oxigênio livre (que pode ser armazenado) e uma molécula de monóxido de carbono, que pode ser liberada na atmosfera marciana.

Moxie instrument
Instrumento MOXIE antes de ser enviado à Marte junto ao rover Perseverance.
Créditos: NASA

"Este é um primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio em Marte. O MOXIE tem mais trabalho a fazer, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte", disse em comunicado Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA.

Produzir oxigênio em Marte com elementos do próprio planeta é essencial para qualquer futura missão de colonização, seja para respirar ou para alimentar foguetes que nos trariam de volta para a Terra.

Para termos uma ideia de como o oxigênioé imprescindível, a NASA já estimou que para decolar um foguete com quatro astronautas da superfície marciana é preciso de 25 toneladas de oxigênio, além de 7 toneladas de combustível.


Os responsáveis pela missão também informaram que o instrumento ainda deve produzir oxigênio mais nove vezes ao longo de um ano marciano (que representa dois anos terrestres). 

"Astronautas que passem um ano na superfície talvez usem uma tonelada de oxigênio no total", conta Michael Hecht, investigador principal do instrumento Moxie. 

Por enquanto a missão só conseguiu criar 5,4 gramas de oxigênio, o equivalente ao que um astronauta em Marte respiraria por cerca de 10 minutos. Pode parecer pouco, mas além de ser o primeiro equipamento que pode produzir oxigênio em outro mundo, essa experiência nos proporciona imensas oportunidades para futuras missões em Marte.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
23/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835