O objetivo da Starship é tornar a nave totalmente reutilizável, com um foguete que é mais semelhante a um avião comercial
O protótipo mais recente da próxima geração do foguete Starship da SpaceX foi lançado com sucesso na terça-feira, mas explodiu no impacto durante uma tentativa de pouso após um vôo de teste de desenvolvimento.
O protótipo de nave estelar número de série 9, ou SN9, pretendia voar a uma altitude de até 10 quilômetros, ou cerca de 32.800 pés de altitude. O voo foi semelhante ao que a SpaceX realizou em dezembro, quando lançou o protótipo SN8 no vôo mais longo e mais alto até hoje.
Embora o foguete tenha voado com sucesso, algumas falhas puderam ser observadas como quando a nave deve sair da posição horizontal para a vertical - o segundo propulsor falha, e a nave não consegue tomar a posição vertical, atingindo o solo a uma velocidade de 200 km/h.
Starship SN9 no campo de lançamento em Boca Chica, Texas, EUA.
Créditos: SpaceX
Este já é o segundo voo consecutivo que a nave Starship não conclui com sucesso. Seu antecessor, SN8, também explodiu em dezembro de 2020. O próximo voo de teste com a nave SN10 (Starship Number 10) deve acontecer em breve.
A tentativa de lançamento do SN9 foi adiada por cerca de uma semana enquanto a SpaceX trabalhava para obter a permissão da FAA para o lançamento (um grande problema que falamos sobre neste vídeo).
Musk disse anteriormente que a Starship poderia potencialmente transportar pessoas em 2020, mas desde então ele reconheceu que o foguete ainda precisa de muitas etapas para que isso aconteça.
Vários protótipos estão sendo construídos simultaneamente nas instalações da SpaceX em Boca Chica, Texas, com seu foguete SN10 já preparado numa segunda plataforma de lançamento ao lado. Embora a frota de foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy da SpaceX seja parcialmente reutilizável, o objetivo de Musk é tornar a nave totalmente reutilizável, visando um foguete que é mais semelhante a um avião comercial, com tempos de resposta curtos entre os voos em que o único custo importante seja o combustível.
Imagens: (capa-SpaceX/divulgação) / SpaceX / divulgação
03/02/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.