Eles ganharam o apelido de "Buracos Negros Estupendamente Grandes" e poderiam ter milhões de vezes o tamanho da nossa galáxia, a Via Láctea!
Um novo estudo liderado pelo professor Bernard Carr, da Universidade Queen Mary, em Londres, sugere algo estupendamente incrível: a existência de buracos negros "estupendamente gigantes". Pois é exatamente dessa forma, na sigla SLABs (Stupendously Large Black Holes) que ele descreve esses hipotéticos e assustadores buracos negros.
O estudo foi aceito para publicação na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society, e foi feito a partir de investigações sobre as propriedades, formação e efeitos dos buracos negros.
Esses possíveis buracos negros estariam no meio inter-galático, ou seja, entre as galáxias, e teriam diversas vezes o tamanho delas. Não haveria um limite de tamanho, porém, um buraco negro intergalático do tipo SLAB seria no mínimo cerca de 25 vezes maior do que o maior buraco negro supermassivo existente.
Ilustração artística de um buraco negro estupendamente grande (SLAB) engolindo duas galáxias espirais.
Créditos: Galeria do Meteorito
Podem haver centenas.. milhares.. e até milhões deles! Por enquanto não há evidências concretas desses gigantes, mas eles teriam surgido logo após o Big Bang, a partir de buracos negros primordiais, e explicariam a misteriosa "matéria escura", já que seu poder gravitacional seria o responsável por aquilo que, no momento, não conseguimos detectar e chamamos de matéria escura.
Se houver apenas um único buraco negro estupendamente gigante, ele deveria ser cerca de 1 bilhão de vezes maior do que a Via Láctea, a nossa galáxia (que por sua vez tem um diâmetro de aproximadamente 100 mil anos-luz).
Se eles realmente existem, podemos futuramente detectar alguma evidência na radiação cósmica de fundo - aquela que surgiu no momento do Big Bang e que até hoje é detectada, até mesmo pela sua TV na forma de chiado...
Além de explicar a matéria escura, os buracos negros estupendamente grandes explicariam também a movimentação das galáxias, e até mesmo a rápida criação de buracos negros supermassivos. É realmente estupendo!
Imagens: (capa-Galeria do Meteorito) / Galeria do Meteorito
23/01/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.