Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Raríssimo: 2 Cometas acabam de Mergulhar no Sol em 18 de Janeiro de 2021

$
0
0
2 cometas mergulham no sol em janeiro de 2021

Imagens da sonda SOHO mostram o momento em que os dois cometas fazem o mergulho da morte

Imagens do coronógrafo Lasco C2, do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) captaram o momento em que dois cometas do tipo "sungrazer" (rasantes) fazem um mergulho mortal em nosso Sol, sendo um deles extremamente brilhante.


O cometa da esquerda (o mais brilhante) pertence à família Kreutz - um grupo de cometas que os astrônomos acreditam ser os destroços de um cometa gigantesco que existiu há milhares de anos, e que por algum motivo (talvez por conta do efeito de maré da gravidade do Sol) se desintegrou em centenas de milhares de cometas menores. A órbita desses objetos corrobora a teoria.


"Um desse só é visto a cada 1 ou 2 anos, devia ter cerca de 50 metros de diâmetro mas foi totalmente destruído pelo Sol", disse Karl Battams, especialista do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington DC, EUA.

Dois cometas mergulham no Sol ao mesmo tempo
Imagem obtida pelo observatório SOHO mostra os dois cometas que mergulharam no Sol em 18 de janeiro de 2021, antes de serem completamente desintegrados.
Créditos: NASA / ESA / SOHO

O segundo cometa (da direita) tem brilho tênue, e não pertence à família Kreutz, apesar de também ser um cometa rasante (sungrazer).

Ambos os cometas foram completamente desintegrados após a grande aproximação com o Sol. De acordo com estimativas do especialista Karl Battams, o cometa mais brilhante devia ter cerca de 50 metros de diâmetro.

Os cometas da família Kreutz percorrem a mesma trajetória em torno do Sol, e durante o afélio (ponto de maior distanciamento do Sol) chegam a 170 UA (Unidades Astronômicas do Sol) - lembrando que 1 UA é o equivalente a distância média entre a Terra e o Sol - na direção da constelação do Cão Maior.


A Família Kreutz de cometas foi identificada pelo astrônomo alemão Heinrich Kreutz, sendo que o primeiro exemplar pode ter sido observado por Aristóteles no ano de 371 a.C.

Até hoje, o observatório SOHO já identificou mais de 4.000 cometas rasantes. 



Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / divulgação
19/01/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835