Será que descobrimos a primeira tentativa real de comunicação alienígena?
Uma fonte anônima vazou uma informação que saiu em um jornal britânico: Detectamos um sinal de rádio do Sistema Proxima Centauri - o sistema mais próximo do Sistema Solar".
Claro que a manchete ganhou destaque em todo o mundo, mas será que é mesmo um possível "contato alienígena"? O que sabemos sobre isso até agora?
Logo que a informação vazou para a imprensa britânica, os cientistas envolvidos no estudo esclareceram os fatos (em parte) em uma entrevista para a Scientific American. O sinal teria sido detectado pelo Rádio-Telescópio Parkes, na Austrália, entre abril e maio de 2019, mas só agora eles se debruçaram para estudá-lo. Sim, isso é normal. Acredite: não só este, como a maioria dos rádio-observatórios estão detectando sinais o tempo todo, e faz-se necessário um cientista para diferenciar todos eles - isso leva tempo.
A detecção está sendo estudada pelo projeto Breakthrough Listen, ligado ao projeto SETI de Busca por Inteligência Extraterrestre (na sigla em inglês). O sinal ganhou o nome de Breakthrough Listen Candidate 1, ou BLC1.
Observatório Parkes na Austrália.
Créditos: CSIRO / A. Cherney / divulgação
De acordo com os cientistas, a origem de fato parece ser da estrela Proxima Centauri - sim, exatamente onde encontra-se o exoplaneta mais próximo do nosso Sistema Solar. Algumas características desse estranho sinal chamaram a atenção dos cientistas, sendo uma delas o fato de ser "exatamente" na frequência de 982 megaherts. Fontes naturais de rádio, como estrelas e atividade solar, emitem em uma longa faixa do espectro, e não numa frequência tão precisa.
O sinal que foi detectado 5 vezes seguidas, num intervalo de 3 horas, é diferente de tudo que já vimos antes, e os cientistas já estão o chamando de "O Novo Sinal Wow!"
"Nós não conhecemos nenhuma fonte natural que compreende energia eletromagnética em uma frequência tão precisa", disse o Dr Andrew Siemon, da Universidade da California, Berkeley, à revista Scientific American.
Outros sinais estranhos já foram detectados antes, e depois tiveram sua origem descoberta, sendo terrestre ou de satélites artificias. Dessa vez, parece que estamos lidando com algo completamente diferente, pois, de acordo com os cientistas, essa frequência não é comum aqui na Terra.
Se de fato esse sinal veio de Proxima Centauri, ou mais precisamente de seu planeta rochoso, o Proxima Centauri b, então poderíamos até enviar um sinal de volta, na tentativa de comunicação. Levaria menos de 9 anos para recebermos uma possível resposta! Mas será que é isso mesmo?! E caso seja, será essa uma boa ideia?
Qualquer novidade traremos aqui.
Imagens: (capa-CSIRO/A. Cherney) / CSIRO/A. Cherney / divulgação
24/12/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.