Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Tudo sobre o Cometa C/2020 M3 (ATLAS) e Como Observar do Quintal da Sua Casa

$
0
0
Cometa C/2020 M3 ATLAS - como observar

Ele está chegando cada vez mais próximo, e você pode encontrá-lo com pequenos telescópios, na constelação de Orion

Descoberto em 27 de Junho de 2020 pelo Observatório ATLAS, no Havaí, um cometa com 10 quilômetros de diâmetro está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra. Apesar de não poder ser visto a olho nu, ele pode facilmente ser encontrado nos céus.


O cometa C/2020 M3 (ATLAS) fez sua máxima aproximação com o Sol no dia 25 de Outubro, e agora, no dia 14 de novembro de 2020, essa rocha espacial estará fazendo sua máxima aproximação com a Terra, chegando a apenas 0,3 UA (Unidades Astronômicas) da Terra - equivalente a cerca de 54 milhões de km do nosso planeta.

Não haverá risco de colisão, pois como citamos acima, ele não chegará a menos de 50 milhões de km da Terra. Contudo, durante sua passagem, o Cometa ATLAS (C/2020 M3) está na constelação de Orion - uma constelação facilmente identificável para observadores do hemisfério norte e do hemisfério sul.


Vale lembrar: a olho nu, sua observação é impossível. Mas, com uma coma (atmosfera produzida pela sublimação de seu material volátil) quase do tamanho da Lua Cheia, podemos observar o cometa C/2020 M3 através de pequenos telescópios, e provavelmente através de binóculos (10 x 50). Fotos de longa exposição também devem ser suficientes para capturar o brilho do cometa.

Sua coma de cor verde intenso é produzida pelo carbono diatômico (C2) - uma substância química inorgânica, verde e gasosa, comum em objetos desse tipo.

Logo abaixo podemos ver uma foto do Cometa C/2020 M3 feita pelo astrofotógrafo Michael Jagger, na Áustria, em 08 de Novembro. Naquele momento, o cometa ATLAS estava ao lado da famosa Nebulosa de Orion.

cometa atlas c/2020 M3 - por michael Jagger
Cometa C/2020 M3 registrado por Michael Jagger, na Áustria,
em 08 de Novembro de 2020, ao lado da Nebulosa de Orion (M42).
Créditos: Michael Jagger / divulgação

Durante seu perigeu (máxima aproximação da Terra), ele continua na constelação de Orion. Nos dias 15 e 16 de novembro, logo após a máxima aproximação, ele passará ao lado (coladinho mesmo) da estrela Bellatrix, da constelação de Orion. Este será um ótimo momento para encontrar esse visitante inusitado!


E aproveitem, pois o recém descoberto cometa C/2020 M3 leva 139 anos para completar uma volta em torno do Sol. Isso significa que a próxima vez que teremos a chance de observá-lo por aqui, será somente no ano de 2159.


Após o dia 14 de Novembro, a cada dia que passa, o cometa C/2020 M3 (ATLAS) irá perder seu brilho gradativamente conforme ruma para o Sistema Solar Exterior. Podemos dizer que o dia 16 de Novembro é uma das últimas grandes chances de observá-lo.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-Dan Bartlett) / Michael Jagger / divulgação
11/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835