Em uma galáxia muito, muito distante... as formas de uma nave de 'Guerra nas Estrelas' foi encontrada!
Especialistas da NASA anunciaram oficialmente a descoberta de uma galáxia gigante e literalmente cinematográfica, que lembra muito uma nave espacial icônica dos filmes Star Wars.
Sabe aquela caça do Darth Vader? Então ele é chamado de 'TIE Fighter', e essa galáxia lembra bastante seu exótico formato!
Oficialmente a galáxia foi batizada de 'TXS 01281', e vale lembrar que o formato que chamou a atenção só aparece quando se utiliza uma frequência de 6,6 GHz.
Sob qualquer outra frequência, as formas de nave espacial de Star Wars não aparecem.
Quando a frequência é aumentada para 15,4 GHz, por exemplo, vemos apenas um espaço vazio entre o centro e as extremidades da galáxia, e seus "braços" desaparecem.
Na verdade essa galáxia já vem sendo estudada desde 2015, quando o telescópio espacial de radiação gama Fermi, da NASA, capturou os primeiros dados observacionais, mas só recentemente a descoberta foi oficializada.
"Após a descoberta do Fermi, nós ampliamos a imagem da galáxia em um milhão de vezes usando frequências de rádio, e mapeamos seu formato o tempo todo. A primeira vez que vi os resultados, logo percebi que se parecia com a nave Tie Fighter de Darth Vader, aquela que aparece no episódio IV de 'Star Wars'. Foi uma surpresa divertida". disse Matthew Lister, professor de física e astronomia da Universidade de Purdue.
A galáxia 'TXS 0128' fica localizada na constelação de Cassiopeia, cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra.
Especialistas afirmam que se trata de uma galáxia ativa, ou seja, seu núcleo é um buraco negro supermassivo, como o que temos em nossa própria galáxia. Só que muito maior!
Enquanto o Buraco Negro central da Via Láctea tem cerca de 4 milhões de massas solares, essa 'galáxia Star Wars' possui 1 bilhão de vezes a massa do Sol.
De acordo com Professor Lister, esse formato de "Nave Star Wars" se deve principalmente aos "braços" que ligam as extremidades da galáxia, que deve ter sido causado por uma pausa de 30 anos nas atividades da TXS 0128.
Ele explicou que os jatos de luz da galáxia provavelmente começaram há 90 anos, mas pararam repentinamente há cerca de 40 anos, retornando só agora cerca de 10 anos atrás.
O motivo dessa parada brusca ainda é um mistério, mas claro que os estudos não param e poderemos ter mais notícias em breve!
Imagens: (capa-Fermi) / divulgação
26/08/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.