Pesquisadores já sabem algumas coisas sobre esse estranho fenômeno da "nuvem esticada marciana", mas ainda falta compreender muitos outros detalhes
Já faz um bom tempo que os cientistas descobriram um estranho fenômeno recorrente em Marte: uma nuvem gigantesca com cerca de 1.800 quilômetros de comprimento que surge ciclicamente todo ano marciano.
Vale lembrar que um dia marciano dura 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. E um ano em Marte são cerca de 687 dias.
E esse estranho fenômeno da "nuvem esticada" acontece sempre próximo da região conhecida como 'Vulcão Arsia Mons', sempre na mesma época, durante o solstício do hemisfério sul, e dura cerca de 80 dias.
A nuvem se forma pela manhã e cresce por cerca de 3 horas, desaparecendo rapidamente algumas horas depois.
Os cientistas já sabem que a nuvem é formada por gelo de água e não tem qualquer relação com atividades vulcânicas. Mas apesar de já conhecermos a estranha nuvem de Marte, ainda falta compreender muitos detalhes.
Nuvem Alongada de Arsia Mons, registrada pela sonda Mars Express.
Créditos: ESA
Essas fotos foram tiradas nos dias 17 e 19 de Julho, pelo 'Visual Monitoring Camera' (VMC) - um instrumento acoplado a sonda Mars Express, que orbita o Planeta Vermelho desde dezembro de 2003.
"Nós temos investigado esse intrigante fenômeno e estávamos esperando ver esse tipo de nuvem bem nessa época. Essa nuvem alongada se forma todo ano marciano durante essa estação na região do solstício do sul, e se repete por 80 dias ou até mais, seguindo um ciclo diário", disse Jorge Hernandez-Bernal, candidato a PhD na Universidade do País Basco, na Espanha e autor principal desse estudo. "De qualquer forma, nós ainda não sabemos se as nuvens são sempre assim tão impressionantes."
O solstício do sul é a época do ano quando o Sol está na posição mais extrema ao sul no céu de Marte, como acontece aqui na Terra no dia 21 de Dezembro.
A equipe da Mars Express nomeou a "nuvem esticada" como 'Arsia Mons Elongated Cloud' (Nuvem Alongada de Arsia Mons).
Os cientistas ainda têm muitas perguntas, como por exemplo, por quanto tempo a nuvem reaparece e desaparece?
Por que se forma apenas durante o amanhecer? Isso ainda faz parte desse mistério em Marte.
Imagens: (capa-ESA) / ESA / Mars Express / divulgação
04/08/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.