Depois de muita espera e planejamento, os robôs Perseverance e Ingenuity, da NASA, finalmente partiram de Cabo Canaveral, na Flórida, às 7:50 no horário local (8:50 do dia 30 no Brasil), rumo a Marte.
A missão é bem ambiciosa: pousar no leito de um antigo lago que existiu há milhões de anos, em busca de algum sinal de vida marciana.
O local foi especialmente escolhido por ser mais promissor para a descoberta de vida, caso ela ainda exista ou tenha existido no passado.
Claro que, de acordo com especialistas, a chance de encontrar vida em Marteé muito pequena, mas nunca se sabe, né?!
O robô Perseverance carrega inúmeros instrumentos e promete ser um salto de tecnologia nas explorações. [clique aqui pra ver nossa matéria que trata dos detalhes da Missão].
"Estamos todos emocionados. É fantástico", disse Bobby Braun, diretor de ciências planetárias da Nasa, instantes após o lançamento.
Lançamento da missão MARS 2020 a partir do Cabo Canaveral, Florida, EUA.
Créditos: NASA
Segundo ele o foguete está "quase na rota de Marte", mas ainda será feita uma outra manobra de "Queima de motor" antes que o foguete escape da força gravitacional da Terra. "Uma vez que fizermos isso, estaremos, de fato, a caminho de Marte", explicou Braun.
Após o lançamento, falhas de temperatura e comunicação foram encontradas, o que deixou os controladores da missão, no Laboratório de Propulsão a Jato, muito preocupados. A nave entrou em modo de segurança, mas de acordo com Matt Wallace, vice-presidente de projetos da missão, tudo vai correr bem.
Para os mais ansiosos, já avisamos: a aventura deve durar ainda alguns meses, já que o caminho até Marte é longo... a previsão é que os robôs finalmente cheguem ao Planeta Vermelho apenas em 18 de fevereiro de 2021. Até lá, dedos cruzados para que não aconteça nenhum outro susto.
Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
30/07/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no