Desde que astrônomos desconfiaram de um 9° planeta gigante escondido nos confins do Sistema Solar o mistério só aumentou...
Com certeza você já deve ter ouvido muitas coisas sobre o "Planeta 9", ou "Planeta X"... seria um planeta gigante, um Buraco Negro ou qualquer outra coisa?
Pois é... de uns tempos pra cá o mistério só aumenta, com novas teorias que poderiam explicar as perturbações gravitacionais que justificariam a existência de um nono planeta.
A teoria mais recente levanta a possibilidade do Planeta 9 ser na verdade uma grande nuvem esparsa de detritos, que poderia (caso tivesse massa suficiente) gerar as tais perturbações orbitais quase como se fosse um planeta.
Embora tenhamos muitas teorias, informações de verdade são bem escassas... Mas é exatamente isso o que um novo telescópio no Chile deve resolver!
O Observatório Vera Cooper Rubin deverá operar o LSST (Large Synoptic Survey Telescope - Grande Telescópio Sinóptico de pesquisa). Ele só deve ficar pronto em 2022, mas já é a maior esperança pra resolver o mistério do Planeta 9.
Vera Rubin Observatory.
Créditos: Wil O’Mullane / Rubin Observatory / Wikimedia Commons
Com mais de 8 metros de diâmetro, ele será capaz de mapear todo o céu visível, fornecendo informações fundamentais pra resolver o quebra-cabeças do Planeta 9.
A previsão é de que após um ano de pesquisas, os astrônomos já tenham a resposta para a dúvida!
Bem, pelo menos é isso o que afirma um artigo que foi aceito para a publicação no 'The Astrophysical Journal Letters' que descreve como os cientistas pretendem verificar a existência de "explosões de acréscimo".
Essas explosões ocorrem quando buracos negros devoram pequenos objetos, como cometas e asteroides, e poderão confirmar se o Planeta 9 é mesmo um buraco negro.
"Como os buracos negros são intrinsecamente escuros, a radiação emitida em direção à 'boca' do buraco negro é a única maneira de iluminar esse ambiente escuro", disse Avi Loeb, coautor do artigo publicado e presidente do departamento de astronomia de Harvard.
O especialista ressalta que, ao termos a resposta sobre se o Planeta 9 é mesmo um buraco negro, outras perguntas virão: "Isso imediatamente levantaria questões: por que ele está lá? Como conseguiu tais propriedades? Isso ajudou a moldar a história do Sistema Solar? Há mais coisas como ele?"
Sim, caso seja confirmada a hipótese do Planeta X ser na verdade um buraco negro primordial, não teremos como evitar a pergunta: poderão existir outros como ele em nossa vizinhança próxima? E talvez o mais importante: caso existam outros "pequenos" buracos negros assim, onde eles devem estar agora? Será que algum poderia estar perto do nosso planeta?...
Imagens: (capa-ilustração) / Wil O’Mullane / Rubin Observatory / Wikimedia Commons / divulgação
17/07/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.