Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Titã está se afastando de Saturno mais rápido que o esperado

$
0
0
Titã está se afastando de Saturno
Todas as luas costumam ser "rebeldes", mas Titã está se afastando muito mais rápido...


Os satélites naturais costumam ter órbitas que fazem com que eles entrem em rota de afastamento ou de colisão com seus planetas hospedeiros, se afastando ou se distanciando alguns centímetros todo ano.


Nossa Lua por exemplo se afasta cerca de 3.8 centímetros por ano - um número considerado dentro da média pra maioria dos satélites que conhecemos.




Mas voltando ao assunto, falemos de Titã! Esse grande satélite de Saturno, que inclusive deve ser alvo de muitas expedições no futuro, está se afastando a uma velocidade muito superior a da maioria das outras luas.

Isso é o que afirma um estudo conduzido pela Dra Valery Lainey, do Observatório de Paris, que chegou a conclusão que Titã se afasta de Saturno cerca de 11 centímetros por ano, uma média muito maior que a da maioria dos satélites.

Compare: 3.8 centímetros de afastamento da nossa Lua contra 11 centímetros de Titã... é muita coisa!

Titã e Saturno - Cassini

"Este resultado revela uma importante peça nova do quebra-cabeças da altamente debatida questão da idade do sistema de Saturno e de como suas luas se formaram."disse a Dra Lainey.

Titã esta localizada a 1.2 milhões de quilômetros de Saturno, sendo parte de um enorme conjunto de 82 satélites. Os cientistas estavam convencidos que luas mais distantes se afastavam mais devagar, mas não é isso o que eles constataram em Titã...




Esse afastamento maior já era previsto em um estudo anterior feito pelo Dr Jim Fuller.

Todas as informações são baseadas em dados de observações da missão Cassini, que passou 13 anos estudando o sistema de Saturno.

"Usando duas bases de dados completamente diferentes, nós obtivemos resultados que estão completamente de acordo, e também de acordo com a teoria de Jim Fuller, que predisse uma migração muito mais rápida de Titã", disse o co-autor do estudo Dr Paolo Tortora, da Universidade de Bologna.




A missão Cassini foi um projeto cooperativo entre NASA, ESA e a Agência Espacial Italiana, sendo encerrada em 2017, quando a sonda foi destruída colidindo com Saturno.


Imagens: (capa-NASA) / Cassini / NASA / JPL-Caltech / ESA
12/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847