Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

O que aconteceria se o cabo que segura o astronauta se quebrasse durante uma caminhada espacial?

$
0
0
cabo que segura astronauta quebrar - o que acontece?
Será que o astronauta realmente ficaria perdido no espaço?


É comum vermos nos filmes de ficção científica, astronautas sendo arremessados para o espaço e ficando perdidos par sempre. Mas você já se perguntou se isso realmente seria possível?


Imagine que estamos assistindo a uma caminhada espacial (sim, elas acontecem com certa frequência para manutenção e troca de equipamentos). Se você gosta desse tipo de aventura, já deve ter percebido que os astronautas sempre estão presos por uma espécie de corda ou cabo de aço, a fim de evitar qualquer acidente. Mas o que aconteceria se essa corda se quebrasse?

Na verdade, nada! Por estar em órbita junto com a Estação Espacial (por exemplo) o astronauta continuaria na mesma posição, velocidade e rota que já se encontrava enquanto estava amarrado.




Por outro lado, isso só aconteceria se o cabo de aço que segura o astronauta não tivesse sido esticado ou submetido a uma força incomum, ou seja, também seria improvável que ele se partisse.

astronauta no espaço durante caminhada espacial
Créditos: NASA / divulgação

Apesar de ser bastante comum em filmes de ficção científica, é extremamente difícil imaginar uma situação onde o astronauta seria arremessado com força a ponto do cabo de aço ser totalmente esticado (e ainda por cima, quebrar). Então isso é altamente improvável, porém, se acontecesse, e a corda esticasse com muita força e se partisse, automaticamente o astronauta continuaria viajando na mesma direção em que foi arremessado - aí sim ele teria um grande problema.




Mas pra começar, o que arremessaria um astronauta dessa forma? Bom... isso podemos deixar com os cineastas. Eles com certeza têm ideias sobrando... e vamos ser francos: é bem dramático quando isso acontece nos filmes.


Imagens: (capa-ilustração/Gravity/divulgação) / NASA / divulgação
30/04/20


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847