Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847

Acreditem: os Dinossauros viveram DO OUTRO LADO da Galáxia

$
0
0
dinossauros do outro lado da galáxia
Você vai ficar de boca aberta com o nosso senso de tempo - estamos falando de uma escala galática!


Numa escala de tempo, Cleópatra está mais próxima da nossa sociedade do que da época em que se iniciou a construção da Grande Pirâmide de Gizé. Outra coisa: a Universidade de Oxford é mais antiga que os astecas!


E aí vai mais um exemplo que vai mexer com seu senso de tempo: quando os dinossauros viviam na Terra, eles estavam do outro lado da galáxia!

Assim como a Terra gira em torno do Sol, o Sol por sua vez (junto com todos os objetos do Sistema Solar) também gira em torno do centro da Via Láctea. Estamos viajando a cerca de 828.000 km/h, a uma distância de cerca de 28.000 anos-luz do centro galático.




Com isso, levamos cerca de 230 milhões de anos terrestres para concluir uma orbita em torno do centro da Via Láctea.

Sim, isso é muito tempo, e significa que muitos dos dinossauros viviam do outro lado da galáxia. Além disso, desde a época dos plesiossauros (os grandes répteis nadadores) até o evento de extinção que acabou com os últimos dinossauros, o Sistema Solar se moveu três quartos do caminho ao redor do centro galáctico.

plesiossauros

A astrofísica Dra. Jessie Christiansen, da NASA, criou uma animação que mostra o quão longas foram as eras dos dinossauros. Como exemplo, existe um intervalo de tempo maior entre o Tiranossauro Rex e o Estegossauro do que entre o T-Rex e nós.




Jessie Christiansen diz ter criado a animação em seu tempo livre, e não de forma oficial para um estudo. De qualquer forma, a animação nos mostra com clareza que o Sol está fazendo aniversário! Sim. Estamos exatamente no mesmo ponto orbital em torno da Via Láctea de quando se início o período Jurássico. Feliz aniversário, Sol!



Imagens: (capa-Jessie Christiansen/divulgação) / YouTube / divulgação
19/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1847