Quantcast
Channel: Galeria do Meteorito
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835

Ondas Gravitacionais detectadas próximo de Betelgeuse - o espaço-tempo está se curvando?!

$
0
0
ondas gravitacionais proximo de betelgeuse
Com a iminente explosão da estrela Betelgeuse, ondulações no espaço-tempo geram repercussão entre cientistas


Os observatórios de ondas gravitacionais LIGO e Virgo detectaram recentemente uma explosão de ondas gravitacionais em uma área do céu próxima à estrela Betelgeuse. Essa estrela, por sua vez, tem perdido brilho drasticamente, e astrônomos chegaram a considerar uma iminente explosão de supernova.


A nova detecção de ondas gravitacionais pegas por LIGO e Virgo foram apelidadas por enquanto de S200114f. Por terem sido detectadas próximas de Betelgeuse, as ondas gravitacionais poderiam estar ligadas a uma explosão dessa estrela gigantesca, já que apenas eventos cósmicos extremos conseguem produzir ondas gravitacionais (ondulações no espaço-tempo). Mas uma coisa não bate: Betelgeuse ainda está lá.




O astrônomo Andy Howell do Observatório Las Cumbres, lidera um grupo de estudos de supernovae e energia escura. Ele postou alguns tweets sobre Betelgeuse:


Vale ressaltar que os detectores de ondas gravitacionais registram "alarmes falsos" - tudo bem que isso só ocorre em média uma vez a cada 25 anos, mas ainda assim, há uma probabilidade.


"A detecção de ondas gravitacionais não produziu neutrinos; foi muito curta; pode não ser real (alarme falso) e a queda de brilho de Betelgeuse pode ser explicada por outros fatores", tweetou o astrônomo Andy Howell. "Mas mesmo assim eu fui lá fora olhar se ela estava lá."




Além disso, Betelgeuse ainda está no céu (sim, enquanto eu escrevia essa matéria eu fui lá fora confirmar!). E de acordo com estimativas, ela não deve explodir nas próximas centenas de anos. Ainda assim, astrônomos de vários países tomaram conta das redes sociais, empolvorosos - todos estavam procurando por Betelgeuse nos céus de sua respectivas cidades em torno de todo o globo. Sim, apesar de um tanto improvável, isso tudo está muito empolgante!


Imagens: (capa-ilustração/LIGO) / divulgação
15/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1835